quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ABAIXO ASSINADO CONTINUA

O Abaixo Assinado continua e até o momento já temos mais de 1.000 assinaturas dos moradores de Brooklin, Campo Belo e solidários no pedido de revisão do traçado da linha Lilás.

Lembramos que todos os condomínios localizados no quadrilátero entre a Av. Vereador José Diniz (Campo Belo) até a Rua Califórnia (Brooklin Novo) e Ruas Edson/Flórida até Rua Kansas, receberam o material com o edital do projeto e outras informações importantes para repassar aos demais condôminos.

Se o seu síndico optou por não repassar essas informações, exerca seu direito de estar informado e poder preservar pela habitabilidade do seu bairro, e solicite essas explicações.

A lista dos condomínios ou outras informações, poderão ser obtidas através do e-mail metrocampobelo@uol.com.br.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mudança de Diretoria no Metrô

Mesmo com a saída do Sr. Avelleda do cargo de Diretor de Assuntos Corporativos do Metrô, foi afirmado que o compromisso de sermos avisados previamente sobre o futuro local da estação Campo Belo, tal como solicitado em reunião de 31/Julho, continua confirmado.

PROTOCOLO SEMA

Informamos também que no dia 12/Agosto, dentro do prazo estabelecido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) protocolamos o documento com nossas preocupações, observações e análises sobre o impacto ambiental e urbanístico que essa estação e terminal traria, caso prevaleça o descrito no edital do projeto.

domingo, 10 de agosto de 2008

ABAIXO ASSINADO


Iniciamos o Abaixo Assinado com a finalidade de solicitar às Autoridades Competentes, a revisão do traçado da linha 5 Lilás e principalmente a localização da futura estação e terminal Intermodal (terminal de ônibus e trem de superfície) Campo Belo e canteiro de obras.


O prazo para adesão, termina em 28/Agosto e qualquer cidadão, com idade superior a 16 anos, poderá assinar.


Para maiores informações em como participar e para onde retornar as folhas assinadas, solicitamos contato através do e-mail metrocampobelo@uol.com.br

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

RESUMO AUDIÊNCIA 06/AGOSTO

Na audiência realizada em 06/Agosto, deixamos claro que NÃO somos contra o Metrô e sabemos da importância desse meio de transporte para atendimento da população e solução para o transito de S.Paulo, o que queremos é apenas que o traçado da linha 5, e principalmente a localização proposta para instalação da estação e terminal de Interligação Intermodal Campo Belo sejam revistos.


Primeiro porque não há como a região compreendida entre o quadrilátero formado pelas Ruas Vieira de Moraes / Padre Antonio José dos Santos e Guararapes / Dr. Jesuíno Maciel, receber um tráfego de 25.000 pessoas por dia, o que afetaria diretamente 6.000 habitantes que terão seu cotidiano e qualidade de vida alterado em razão do enorme volume de pessoas que circularão nesse entorno, além de serviços e comércio alternativo que surgirá á procura dessa demanda.


Da mesma forma, é impensável que as Ruas Vieira de Moraes ou Jesuíno Maciel possam suportar a instalação de um trem de superfície (VLT) ligando a estação ao Aeroporto de Congonhas.


Nos preocupa também as enormes áreas desapropriadas para a instalação dessa estação, além das quadras e ruas arborizadas que servirão para canteiro de obras, que conforme consta do edital, serviriam para futuros empreendimentos associados.


Questionamos o fato do traçado da linha não seguir em linha reta pelas Avenidas Adolfo Pinheiro, Vereador José Diniz e Ibirapuera e a resposta dada seria que esse traçado passaria pelos viadutos da Av. Roberto Marinho e Bandeirantes, o que também é questionável, pois se o Metrô tem tecnologia para passar os túneis por baixo de prédios de mais de 30 andares, como não teria para passar por viadutos?

Deixamos registrado a questão do solo dos bairros de Campo Belo, Brooklin e Moema, diretamente relacionados com o Aqüífero Petrópolis e com características idênticas ao solo da estação Pinheiros. Aliados a isso, o metodologia NATM adotada, que é por explosões, poderá propiciar a ocorrência de um novo desastre.

Finalizada a audiência, foi dado a todos os presentes, o prazo de 5 dias para que essas preocupações sejam encaminhadas e protocoladas junto a Secretaria do Meio Ambiente (http://www.ambiente.sp.gov.br/), o que estaremos fazendo.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Reunião com os representantes do Metrô

No dia 31/Julho, estivemos reunidos junto com os Srs. Sérgio Avelleda e Marcos Kassab, diretores do Metrô, com o objetivo de demonstrar nossas preocupações relatadas nesse Blog, bem como, solicitar o compromisso de que os moradores de Campo Belo e Brooklin sejam ouvidos em suas reivindicações, de forma que seja encontrada a melhor solução para as partes.
De positivo, podemos destacar que existem grandes possibilidades de que a estação seja nas imediações da Av. Roberto Marinho, tal como era de nossa expectativa, alterando portanto o edital do projeto que é de nosso conhecimento.
Outro fato, é descartar a intenção de haver um terminal de ônibus nas imediações, o que traria degradação imediata para os Bairros.
Agora, devemos participar da audiência pública marcada para o dia 06/Agosto, solicitando a garantia de que essas afirmações sejam oficializadas no papel.
A participação de todos continua sendo essencial!!