quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Agradecimentos

Em setembro estivemos reunidos com o diretor de assuntos corporativos do Metrô, Sr. Sérgio Brasil, ocasião que nos foi confirmada as imediações da Av. Roberto Marinho como o futuro local da estação Campo Belo, que passou a ser denominada ESTAÇÃO ÁGUA ESPRAIADA.

Atualmente está sendo elaborado o projeto funcional e a partir da sua conclusão, são elaborados a EIA/RIMA (relatório de impacto do meio ambiente) e Projeto Básico com as definições das áreas necessárias para implantação da estação.

O e-mail na íntegra, pode ser lido na próxima postagem desse blog.

Gostaríamos de agradecer antecipadamente à todos aqueles que acreditaram que essa alteração era possível e principalmente pela atenção, colaboração e participação em todo o movimento, inclusive no abaixo assinado que consta com mais de 10.000 assinaturas e será encaminhado em breve para o Metrô, como forma de consolidar esse compromisso.

Mais uma vez, nosso MUITO OBRIGADO e na medida que novas informações forem de nosso conhecimento, estaremos comunicando através deste blog.

Para contato conosco, favor encaminhar e-mail para metrocampobelo@uol.com.br.

Atenciosamente,
Comitê Campo Belo.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PRÓXIMA ESTAÇÃO: ÁGUA ESPRAIADA

Abaixo reproduzimos na íntegra, o e-mail encaminhado pela área de relações públicas do Metrô, onde é confirmada as imediações da Av. Roberto Marinho, como sendo o futuro local da estação Campo Belo, que alías, passou a ser denominada Estação Água Espraiada.
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De: Relações Públicas
[mailto:relacoespublicas@metrosp.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 18 de setembro de 2008 18:00
Assunto: Estação Água Espraiada

Em atenção à sua consulta sobre a localização da Estação Água Espraiada e demais dados solicitados, informamos que, a utilização de tecnologia metroviária em uma área urbana é caracterizada pela ocorrência de alguns fatores, conforme os listados a seguir :
· existência de um sistema viário saturado,
· viagens demoradas com sacrifício aos deslocamentos dos cidadãos,
· grande número de acidentes de trânsito, com danos materiais e vítimas,
· demanda na hora pico e por sentido superior a 35.000 passageiros.

Definida a necessidade de uma linha, o primeiro passo é a elaboração do projeto funcional, que determina entre outros, os seguintes parâmetros :
· macro-localização das estações e poços de ventilação,
· diretriz preliminar de traçado,
· estimativa da frota de trens necessários para a operação,
· necessidade de pátio de manutenção e estacionamento de trens,
· locais de integração modal.

A partir do projeto funcional, os passos seguintes são :
· elaboração do EIA/RIMA
· elaboração do Projeto Básico,
· definição das áreas necessárias para implantação da linha.

Atualmente a implantação da Linha 5 – Lilás, encontra-se neste estágio.

A linha 5 – Lilás é fundamental para a reestruturação do transporte coletivo numa das regiões mais carentes da Cidade de São Paulo, na configuração da rede de transporte coletivo de alta capacidade e na distribuição da demanda de passageiros, ao se integrar com as demais linhas da rede metroviária.

No caso específico do atendimento aos bairros do distrito de Campo Belo, como Brooklin, Brooklin Novo e Brooklin Paulista, o projeto funcional indicou a necessidade de atendimento à demanda comercial e residencial em dois pontos :

· o primeiro na franja do Campo Belo, no Brooklin Paulista, nas proximidades do cruzamento da avenida Vicente Rao, com integração do corredor metropolitano de ônibus Diadema-Brooklin;

· o segundo na região que se estende da avenida Roberto Marinho (antiga Água Espraiada) à rua Jesuino Maciel, e que, embora os estudos preliminares indicassem o melhor atendimento local com a estação localizada nas proximidades da avenida Vieira de Morais, a consolidação da avenida Roberto Marinho como um corredor de tráfego intenso, inclusive com a futura implantação do corredor de transporte de média capacidade ligando a Linha 1 – Azul do Metrô ao Aeroporto de Congonhas e à Linha 9 – Esmeralda da CPTM, fez com que os novos estudos do Metrô levassem à definição da estação , nas proximidades da avenida Roberto Marinho , permitindo assim a integração multimodal.

· além disso, a construção de um viaduto, pela Prefeitura de São Paulo, no leito da avenida Santo Amaro sobre a avenida Roberto Marinho implicará em desapropriações no local e estas poderão ser utilizadas para a implantação da futura estação Água Espraiada, no cruzamento das avenidas Santo Amaro e Roberto Marinho, de tal modo a diminuir os impactos na região. Neste sentido, o Metrô e a EMURB acertaram a elaboração de um convênio pelo qual o Metrô se responsabilizará pela adequação dos dois projetos – viaduto e estação- e pelas obras de ambos os empreendimentos.

O Metrô faz questão de ressaltar que cumpre todas as normas e obrigações técnicas legais que se referem ao meio ambiente e a projetos de engenharia.

Por outro lado, a par dos expressivos benefícios trazidos por uma linha de metrô, a fase de implantação pode vir a acarretar transtornos, que são estudados exaustivamente a fim de que sejam minimizados, como está sendo nesta fase de implantação da Linha 5 – Lilás.

Assim, entendemos ter atendido às considerações e informações solicitadas, objeto de nossa reunião de 16/9/08.

Permanecemos à disposição,

Atenciosamente
Relações Públicas
Metrô de São Paulo