sexta-feira, 8 de agosto de 2008

RESUMO AUDIÊNCIA 06/AGOSTO

Na audiência realizada em 06/Agosto, deixamos claro que NÃO somos contra o Metrô e sabemos da importância desse meio de transporte para atendimento da população e solução para o transito de S.Paulo, o que queremos é apenas que o traçado da linha 5, e principalmente a localização proposta para instalação da estação e terminal de Interligação Intermodal Campo Belo sejam revistos.


Primeiro porque não há como a região compreendida entre o quadrilátero formado pelas Ruas Vieira de Moraes / Padre Antonio José dos Santos e Guararapes / Dr. Jesuíno Maciel, receber um tráfego de 25.000 pessoas por dia, o que afetaria diretamente 6.000 habitantes que terão seu cotidiano e qualidade de vida alterado em razão do enorme volume de pessoas que circularão nesse entorno, além de serviços e comércio alternativo que surgirá á procura dessa demanda.


Da mesma forma, é impensável que as Ruas Vieira de Moraes ou Jesuíno Maciel possam suportar a instalação de um trem de superfície (VLT) ligando a estação ao Aeroporto de Congonhas.


Nos preocupa também as enormes áreas desapropriadas para a instalação dessa estação, além das quadras e ruas arborizadas que servirão para canteiro de obras, que conforme consta do edital, serviriam para futuros empreendimentos associados.


Questionamos o fato do traçado da linha não seguir em linha reta pelas Avenidas Adolfo Pinheiro, Vereador José Diniz e Ibirapuera e a resposta dada seria que esse traçado passaria pelos viadutos da Av. Roberto Marinho e Bandeirantes, o que também é questionável, pois se o Metrô tem tecnologia para passar os túneis por baixo de prédios de mais de 30 andares, como não teria para passar por viadutos?

Deixamos registrado a questão do solo dos bairros de Campo Belo, Brooklin e Moema, diretamente relacionados com o Aqüífero Petrópolis e com características idênticas ao solo da estação Pinheiros. Aliados a isso, o metodologia NATM adotada, que é por explosões, poderá propiciar a ocorrência de um novo desastre.

Finalizada a audiência, foi dado a todos os presentes, o prazo de 5 dias para que essas preocupações sejam encaminhadas e protocoladas junto a Secretaria do Meio Ambiente (http://www.ambiente.sp.gov.br/), o que estaremos fazendo.