segunda-feira, 30 de junho de 2008

Audiência Pública - Assembléia Legislativa - 03/Junho

Diferente da audiência anterior, o metrô enviou seu presidente, Sr. José Jorge Fagali e o diretor corporativo Sr. Sérgio Henrique Avelleda, para que pudessem trazer justificativas e explicações aos presentes.
Após apresentações e posições dos deputados e vereadores presentes, foi dada a possibilidade que os presentes se manifestassem sobre o projeto.
Praticamente, a totalidade dos presentes continua sendo de lojistas, empregados e proprietários da área em desapropriação da Av. Adolfo Pinheiro, cujo principal questionamento é entender os motivos que levaram o metrô a alterar o trajeto e plano inicial, que previa uma estação de metrô Paulo Eiró, sem a necessidade de desapropriar a Galeria Comercial Borba Gato, colocando cerca de 10.000 pessoas desempregadas. Questionam também, a razão da estação do metrô não poder ser deslocada em 200 metros para um terreno próximo, sem a necessidade de ocorrer tais desapropriações.
Também foi colocado em observação, as suspeitas de especulação imobiliária que ocorre após o conclusão das obras, onde os terrenos são vendidos para grandes incorporações e shoppings centers, tirando-se de quem tem hoje e dando para outro no futuro.
Para Campo Belo foi dito o seguinte:
Teremos coincidentemente em 2.010, um ano eleitoral, a entrega de um trecho da linha lilás do metrô, cujo objetivo difere da principal razão de existir o metrô. Quando pensamos em metrô, pensamos em um meio de transporte rápido e eficiente para levar as pessoas de suas casas para o trabalho ou centro da cidade, e no entanto o que vamos ter é um metrô tirando as pessoas de suas casas em Capão Redondo, Santo Amaro, etc e jogando em Campo Belo, para que possam através de ônibus dar continuidade em suas viagens. Quem dos presentes será um futuro usuário dessa linha do metrô, sabendo que terão que subir e descer após duas ou três estações para continuidade da viagem? Porque o metrô omite a informação da construção do terminal de ônibus? Quais foram os projetos de impacto ambiental realizados, de forma que seja verificado a capacidade de Campo Belo receber 90.000 pessoas de uma hora para outra?
Todos sabem do benefício de ter uma estação de metrô próxima a casa, assim como todos sabem da degradação que traz um terminal de ônibus, portanto em nome dos moradores de Campo Belo e Brooklin, deixo desde já o protesto e indignação em relação a construção do terminal de ônibus
”.
Com certeza, temos uma luta difícil pela frente, mas acredito que tenha sido um primeiro passo para que os representantes legais do metrô tenham a idéia exata de nossa preocupação e vejam desde já, ter o conhecimento que também terão problemas quando o assunto principal for a estação Campo Belo.