segunda-feira, 30 de junho de 2008

Primeira publicação a respeito da Estação Metrô Campo Belo

Matéria publicada no Jornal "O Estado de São Paulo"

ONG DO CAMPO BELO SE MOBILIZA CONTRA METRÔ

Companhia quer desapropriar área residencial e construir terminal de ônibus para integração



"Enquanto o Metrô festeja ontem 40 anos de fundação da companhia, o Movimento de Moradores do Campo Belo (MoviBelo), bairro vizinho à nova linha, já se preocupa com a desapropriação que ocorrerá na região para a construção da estação local da extensão da linha 5 - Lilás. O edital relacionando os imóveis que terão de ser desocupados deve ser publicado nos próximos dias.

O MoviBelo já conhece a localização provável da estação, divulgada pelo Metrô em uma audiência pública que ocorreu na região: ela deverá ficar na Av. Sto. Amaro, entre as ruas Doutor Jseuíno Maciel e Vieira de Moraes. Na área, há um supermercado, lojas e algumas casas e edifícios residenciais. Ao lado, pelo pré-projeto, ficaria um terminal de ônibus, que faria a integração com os coletivos que seguem pelo corredor da Avenida Santo Amaro.

Juntamente com a estação Adolfo Pinheiro, que vai requerer a desapropriação de 141 imóveis na região do Largo 13 de Maio, a estação Campo Belo deve, pela promessa do governo do Estado, estar pronta até 2.010. As duas fazem parte da primeira etapa de expansão da Linha 5- Lilás.

O presidente do MoviBelo, Antonio Cunha Nascimento, aponta que pode haver problemas de tráfego e descaracterização na região, se a estação não for mudada. - Haverá um tráfego segregado da Vieira de Moraes e na Jesuíno. Além disso, pessoas que virão da zona sul terão que desembarcar no Campo Belo para seguir em direção ao centro, de ônibus -.

Depois de Campo Belo, o traçado da Linha 5 deverá fazer uma curva, seguindo em direção a Avenida Ibirapuera, no sentido da estação final, Chacará Klabin, que será inaugurada em 2.014. "Não somos contra o metrô, pelo contrário, mas falta planejamento", diz Nascimento. Ele pretende procurar os comerciantes do Largo 13, que vêm realizando protestos contra a estação no local, para -unir forças-. "Vamos ver o que conseguimos, na justiça", diz. "